Saí-azul (Dacnis cayana)
 
 
Conheça as Espécies
Andorinha-grande
A nidificação ocorre em cavidades naturais nas árvores, em barrancos de rodovias, ninhos do João-de-barro (Furnarius rufus) e galerias em cupinzeiros arborícolas.
 

ANDORINHA-GRANDE
Progne chalybea (Gmelin, 1789)
Família: Hirundinidae
Nome em inglês: Gray-breasted Martin

06/02/2020 – Possui ampla distribuição, do sul do México ao centro da Argentina. Há três subespécies, das quais duas ocorrem no Brasil.

Divulgação/Pick-upau

Andorinha-grande (Progne chalybea).



Progne chalybea macrorhamphus ocorre em toda a Mata Atlântica e populações do sul deslocam-se para o norte da América do Sul. Inicia a reprodução em agosto e setembro no Rio de Janeiro e Mato Grosso e em março e maio migra para a região norte do continente, juntando-se a população amazônica residente de Progne chalybea chalybea. Existem evidências de reprodução na Amazônia e nas regiões sudeste e sul.

Registros mostram que ocorre em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante o ano todo, indicando que talvez apenas parte da população seja migratória.

Divulgação/Pick-upau

Andorinha-grande (Progne chalybea).



Tem de 16 a 18 cm. O macho de Progne c. macrorhamphus possui o lado dorsal azulado escuro; asas e cauda pretas; garganta e peito cinza claro, às vezes com penas azuladas; abdômen e infracaudais brancos.

Habita áreas rurais, praias e cidades. Captura insetos em voo.

A nidificação ocorre em cavidades naturais nas árvores, em barrancos de rodovias, ninhos do João-de-barro (Furnarius rufus), galerias em cupinzeiros arborícolas.

Divulgação/Pick-upau

Andorinha-grande (Progne chalybea).



Como é bastante comum em áreas abertas próximo às residências, também nidifica sob beirais de telhados. Colocam de dois a cinco ovos brancos.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Divulgação/Pick-upau

Andorinha-grande (Progne chalybea).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014; Somenzari et al., 2018.

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.