Saí-azul (Dacnis cayana)
 
 
Conheça as Espécies
Tucano-de-bico-preto
Percorre todos os estratos da mata, principalmente o alto.
 

TUCANO-DE-BICO-PRETO
Ramphastos vitellinus Lichtenstein, 1823
Família: Ramphastidae
Nome em inglês: Channel-billed Toucan

26/02/2020 – Existem três subespécies e todas ocorrem no Brasil. Ramphastos v. culminatus, Ramphastos v. vitellinus e Ramphastos v. ariel.

Ocorre amplamente pelo centro-norte da América do Sul, da Colômbia e Venezuela ao norte da Bolívia e centro do Brasil e uma população no leste do país.

Divulgação/Pick-upau

Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).



Somente Ramphastos v. ariel ocorre na Mata Atlântica, de Pernambuco a Santa Catarina e também por todo o sul da Amazônia a leste do Rio Tapajós.

Tem de 46 a 56 cm. Bico preto com base amarela e azul ou branco na base do cúlmen; olho azul-claro com área vermelha ao redor; lado dorsal preto com rabadilha vermelha; garganta e papo amarelo-alaranjado-vivos, com estreita orla amarela por baixo; peito e crisso vermelhos; barriga preta.

Divulgação/Pick-upau

Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).



Habita a borda, os estratos médio e alto de formações florestais distintas como matas de terra firme e de várzea, pantanais, matas de galeria, cerrados e plantações.

Vive em casal ou em pequenos grupos. Segue bandos mistos pelas copas e pelo estrato médio e pode descer até o solo para acompanhar formigas de correição. Segue bandos barulhentos de cancões (Ibycter americanus) na Amazônia e no sudeste associa-se a bandos de gralhas-azuis (Cyanocorax caeruleus), possivelmente como estratégia antipredatória.

Divulgação/Pick-upau

Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).



Percorre todos os estratos da mata, principalmente o alto. Pula de galho em galho no dossel das árvores enquanto se alimenta e investiga ocos com seu longo bico. Coloca de 2 a 4 ovos em cavidades nas árvores.

O chamado é agudo e forte, um pouco mais agudo e menos anasalado que o do tucano-de-bico-verde. Geralmente move a cabeça para trás em cada nota que emite.

Divulgação/Pick-upau

Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus).



Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; IOC World Bird List, 2019; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.