Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
Migração
Alterações no campo magnético da Terra podem afetar aves migratórias
Pesquisa indica que distúrbio no campo pode ser responsável por aves ‘perdidas’
 

29/03/2023 – O período de migração das aves é uma imensa jornada para inúmeras espécies em busca de locais para nidificação, forrageamento e sobrevivência. Um tempo para visitar regiões amigáveis com clima mais quente e ameno. Na Índia, por exemplo, observadores de pássaros aguardam ansiosos pela chegada anual de milhões de aves.

Ano após ano, essas aves migram para os mesmo locais usando as mesmas rotas, mas como isso é possível? Uma nova pesquisa publicada na revista Scientific Reports diz que o campo magnético da Terra é um dos fatores dessa empreitada. Contudo, distúrbios podem estar causando erros nas rotas migratórias e deixando aves perdidas.

É normal que aves se percam durante viagens, por conta de tempestades, excesso de nuvens, neblina. Entretanto, estudos recentes têm mostrado que estes animais se direcionam também por meio do campo magnético da Terra, como ferramenta de navegação. Segundos os pesquisadores, em viagens longas isso se torna fundamental. “Há evidências crescentes de que os pássaros podem realmente ver campos geomagnéticos”, diz Tingley, coautor do estudo e professor associado da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em um comunicado à imprensa.

Pesquisadores analisaram 2,2 milhões de registros de aves, de 152 espécies, capturadas e depois soltas, entre 1960 e 2019 e concluíram que de fato o campo magnético é relacionado à navegação das aves e que distúrbios podem causar erros no trajeto.


Reprodução/Pixabay

 



Do Polo Norte ao Polo Sul, o campo magnético invisível da Terra sofre interferências de vários fatores, sejam internos externos e quando uma perturbação o acomete, as aves podem sofrer com isso. Os ‘mapas’ usados pelos animais ficam distorcidos. Errar o caminho e terminar em um território desconhecido pode ser a diferença entre a vida e a morte para as aves. Por outro lado, os pesquisadores afirmam que as aves, por causa das mudanças climáticas, chegarem a locais com mais oferta de alimento, expandido seu território original.

Segundo os pesquisadores, estes incidentes ocorreram com mais frequência durante a migração da primavera e outono e que aves jovens e adultas são afetadas, indicando que geomagnetismo é importante, independente da experiência nas migrações. Os cientistas verificam ainda que quando esses distúrbios estavam associados com atividade solares, como erupções e manchas solares, menos aves eram impactadas. Eles sugerem que a radiofrequência ocasionada por atividade solar torna obsoletos os magnetorreceptores das aves, com se ficassem em modo analógico, usando apenas referências da própria paisagem., entre outras informações disponíveis.

“Achamos que a combinação de alta atividade solar e perturbação geomagnética leva a uma pausa na migração ou a uma mudança para outras pistas durante a migração do outono”, disse Benjamin Tonelli, coautor do estudo e aluno de pós-doutorado na UCLA, durante comunicado.

Apesar de realizado com aves, o estudo foi inspirado no encalhe baleias e desta forma pode ajudar a entender outras migrações. “Esta pesquisa foi realmente inspirada por encalhes de baleias, e esperamos que nosso trabalho ajude outros cientistas que estudam a navegação animal”, disse Tingley.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.