Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
Migração
A ciência na migração das aves
Como as aves realizam as longas viagens ao redor do planeta
 

20/04/2023 – Pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst usaram um túnel de vento e fizeram uma descoberta sobre a migração de aves. Muitas aves canoras fazem longas viagens todos os semestres em busca de alimento e segurança para nidificação. Percorrem mais de 1.600 quilômetros, gastando gordura e energia para concluir a jornada. No destino, muitas vezes chegam a comprometer até seus músculos. Pensava-se que as aves consumiam a proteína no fim de suas jornadas, porque necessitavam de cada grama de seus músculos para bater as asas.

O novo estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences indica que aves são ‘atletas’ de grande resistência, um pequeno pássaro pode bater suas asas por 100 horas seguidas, uma distância do Canadá a América do Sul. Mas como conseguem fazer isso, como se alimentam durante o voo?

Segundo os pesquisadores, além de gordura, as aves também queimam proteínas em altas taxas, logo no início de sua jornada, reduzindo esse percentual de proteína, conforme a duração da viagem aumenta. As aves podem consumir até 20% de sua massa muscular e tê-la novamente em poucos dias.

Durante a pesquisa, os cientistas contaram com a colaboração do Long Point Bird Observatory, em Ontário, Canadá para o anilhamento das aves na costa norte do Lago Erie. Milhões de aves se juntam na região a cada outono, incluindo a toutinegra, ave canora que costuma viajar por milhares de quilômetros em cada migração. Após a captura de 20 blackpolls e outras 44 toutinegras, com o auxilio de redes de neblina, as aves foram levadas para a Advanced Facility for Avian Research Western University, onde está um túnel de vento, especialmente desenvolvido para a pesquisa de aves em voo.

Reprodução/Pixabay

 



Antes das aves entrarem no túnel, os pesquisadores mediram a massa gorda e magra dos indivíduos. Ao pôr do sol as aves foram soltas no túnel, já que costumam migrar durante a noite. Os pesquisadores observaram os animais até que eles decidiam descansar, por volta de 28 horas de atividade. Quando isso ocorria, os pesquisadores mediam novamente os índices das aves para posterior comparação.

Os pesquisadores descobriram que aves reservavam bastante gordura quando paravam para descansar. Por outro lado, os músculos estavam menores, portanto, proteína parece ser o principal fator de limitação nas viagens. Os cientistas ainda não sabem por que as aves queimam grandes reservas de proteínas no início das jornadas.

Sobre a pesquisa: Elowe, Cory R., Voos de túnel de vento de longa duração revelam declínios exponenciais no catabolismo de proteínas ao longo do tempo em toutinegras migratórias de curta e longa distância, Proceedings of the National Academy of Sciences (2023). DOI: 10.1073/pnas.2216016120. Informações do periódico: Proceedings of the National Academy of Sciences.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.