Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
Migração
Aves podem fazer pausas na migração para fortalecer sistema imunológico
Paradas mais que estratégicas
 

18/05/2023 – Pensávamos que as aves migratórias faziam paradas durante as longas viagens para se alimentar e descansar. Mas um novo estudo indica que essas pausas podem ser ainda mais estratégicas.

Segundos essa nova pesquisa, as aves estão atualizando seus sistemas imunológicos. Ao menos é o que diz o artigo publicado na Biology Letters. Os pesquisadores monitoraram, no outono de 2021, o redstart-comum, o tentilhão e o ferreirinha-comum, em Helgoland, uma ilha na costa alemã, ao longo do Mar do Norte, um tradicional ponto de parada das aves.

Os pesquisadores capturaram, anilharam e coletaram sangue de 96 indivíduos, duas vezes, durante as escalas das aves, que variavam de uma hora até duas semanas. Durante a análise das amostras, os pesquisadores verificaram que durante as pausas na ilha, a capacidade de seus sistemas imunológicos, para combater bactérias e eliminar patógenos e células com grande potencial de danos, aumentou.

Reprodução/Pixabay

 



Segundos os cientistas, a melhora no sistema imunológico não tem ligação com o aumento de gordura das aves e acreditam que seja referente a uma pausa necessária nas tensas migrações. “Se você vê um passarinho em seu jardim ou no parque durante o outono e sabe que ele está indo para o sul da Europa ou África, é fascinante pensar por que ele está fazendo uma pausa. Se eles não comem ou descansam, seus sistemas imunológicos não podem se recuperar – que é quando correm o risco de adoece”, disse Arne Hegemann, biólogo da Lund University, na Suécia, co-autor do estudo, em comunicado.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.