Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
Migração
Aves em movimento: 10 fatos sobre aves migratórias 
Conscientização sobre as ameaças enfrentadas por essas criaturas fascinantes que viajam grandes distâncias durante seus movimentos sazonais. 
 

16/10/2023 – Veja 10 curiosidades sobre aves migratórias. 

1. As aves migram em busca de melhores condições
A migração envolve viagens longas e muitas vezes perigosas. As aves migratórias voam centenas e milhares de quilômetros para encontrar as melhores condições ecológicas e habitats para alimentação, reprodução e criação das suas crias. Quando as condições nos criadouros se tornam desfavoráveis, eles voam para regiões onde as condições são melhores. 
A maioria das aves migra das áreas de reprodução do norte para as áreas de inverno do sul. No entanto, algumas aves reproduzem-se nas partes do sul de África e migram para as zonas de invernada do norte, ou horizontalmente, para desfrutar dos climas costeiros mais amenos no inverno.

2. O Dia Mundial das Aves Migratórias é comemorado duas vezes no mesmo ano 
O dia é marcado no segundo sábado de maio e outubro (13 de maio e 14 de outubro de 2023), para refletir a natureza cíclica da migração das aves. As datas de chegada e partida da migração têm sido consistentes ao longo dos anos, à medida que as aves utilizam sinais ambientais, incluindo a temperatura, para determinar quando devem levantar voo. No entanto, devido ao aquecimento global, o seu ritmo migratório anual está a mudar. Muitas aves migratórias têm de alterar as suas rotas, encurtar ou cancelar completamente a sua viagem devido às mudanças de temperatura.

 

3. O Dia Mundial das Aves Migratórias de 2023 destaca como a água é essencial para as aves migratórias
O Dia é este ano comemorado sob o tema “Água: Sustentando a Vida das Aves”. As aves migratórias necessitam de água como lagos, rios, riachos, lagoas e zonas úmidas costeiras para a migração, uma vez que proporcionam um local para descansar e reabastecer, e para nidificar e procriar.  

4. A migração consiste em viagens longas e exigentes 
A migração envolve longas viagens e o voo é uma das formas de locomoção mais exigentes,  com dias de bater contínuo das asas dos pássaros sem oportunidade de descanso. Isto exige que as aves migratórias armazenem grandes depósitos de gordura antes da partida. A frequência cardíaca das aves pode aumentar em 400% e a temperatura corporal central foi registrada em até 44,4 °C durante o voo. Este sobreaquecimento faz com que as aves parem de voar, o que por sua vez pode ser problemático se o ambiente não for adequado para a aterragem ou se as aves se depararem com um predador. 

Reprodução/Pixabay

 



5. As aves migratórias viajam por terra e mar
Muitas aves seguem caminhos distintos durante a migração, chamados Flyways. O Reino Unido e a Irlanda estão localizados na rota migratória do Atlântico Leste , que é uma rota de migração de aves que se estende da Rússia, Groenlândia e Canadá até a África Austral.
Marcos físicos, como cadeias de montanhas, vales de rios ou costas, são usados por diversas aves para guiá-los. Outros viajam mais diretamente, mesmo que isso signifique cruzar trechos perigosos de deserto ou mar. Algumas aves menores cruzam o Mar Mediterrâneo sempre que possível batendo as asas continuamente, enquanto muitas aves maiores optam pelos pontos de travessia mais estreitos.

6. As aves migratórias podem navegar com extrema precisão
Foi demonstrado que as aves migratórias são capazes de se orientar pelo sol durante o dia, pelas estrelas à noite e pelo campo geomagnético a qualquer hora. Algumas espécies podem até detectar luz polarizada, que muitas aves migratórias podem usar para navegação noturna.

7. As aves migratórias são intervenientes fundamentais nos nossos ecossistemas 
Eles atuam como agentes de controle de pragas e fonte de alimento para outros animais selvagens e, por sua vez, protegem as plantações e polinizam as plantas.

8. Uma em cada oito espécies de aves em todo o mundo está ameaçada de extinção
Aproximadamente 2.000 das 11.000 espécies de aves do mundo migram. Na União Europeia,  39% das espécies de aves estão em mau estado de conservação. No Reino Unido, mais de um quarto (29%) das aves avaliadas estão ameaçadas.  

9. As aves aquáticas migratórias estão entre as espécies de aves com maior risco de extinção
As aves aquáticas são espécies ecologicamente dependentes das zonas úmidas durante pelo menos parte do seu ciclo anual. Mas estes ecossistemas aquáticos estão ameaçados em todo o mundo. A crescente procura humana de água, bem como a poluição e as alterações climáticas põem em perigo estes preciosos ecossistemas e as aves migratórias que deles dependem.
Mais amplamente, as espécies exóticas invasoras, a perda de habitat, os derrames de petróleo, as turbinas eólicas e as linhas elétricas mal posicionadas e a poluição plástica estão entre as ameaças que todas as aves migratórias enfrentam.

10. A cooperação internacional é vital para a conservação das aves migratórias
Voar longas distâncias envolve cruzar muitas fronteiras entre países com medidas diferentes. O quadro jurídico e os instrumentos de coordenação necessários para essa cooperação são fornecidos por acordos ambientais multilaterais.
Também podemos tomar medidas individuais:  

• Não cace espécies de aves ameaçadas de extinção 
• Recicle plástico e nunca jogue lixo 
• Recolha o lixo em áreas de água doce 
• Abster-se de comprar carne ou produtos feitos de couro ou penas de espécies de aves migratórias. Fonte: Nações Unidas/Regional Information Centre For Western Europe

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Das Nações Unidas/Regional Information Centre For Western Europe
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.