Príncipe (Pyrocephalus rubinus)
 
 
Migração
Depósito de lixo na Espanha vira ponto de aves e ornitólogos
Espécies que migravam para África, agora estão permanecendo na Europa
 

06/12/2023 – Um grande depósito de lixo, localizado no sul da Espanha, tornou-se um ponto para pesquisadores e ornitólogos, por conta da chegada de milhares de abutres, milhafres-pretos e cegonhas-brancas que fazem uma parada no local para consumir parte do lixo e seguirem para uma longa viagem pelo Estreito de Gibraltar.

Segundo os especialistas, as aves encontram alimento em meio às montanhas de lixo, no aterro de Los Barrios, próximo de Cárdiz. O local recebe resíduos de todos os tipos da população de Gibraltar e regiões próximas. Cerca de 400 mil pessoas moram na região. Os ornitólogos contabilizaram cerca de 210 mil milhafres-pretos e 125 mil cegonhas-brancas que atravessam a região.

Os relatos dos observadores é que muitas cegonhas que vivem na Espanha e na Europa Central estão ficando na região para se alimentar, ao invés de percorrer a extensa viagem para o sul. Segundo organizações locais, cerca de 37.000 aves estão passando o inverno no local. O novo comportamento migratório tem preocupado especialistas, sobretudo pela qualidade de alimento disponível no lixão.

Anteriormente, todas as cegonhas-brancas europeias permaneciam na África, durante o inverno, mas conforme os depósitos de lixo foram crescendo, as aves passaram a encontrar a quantidade de alimento necessária na Espanha, não precisando fazer a viagem de 3 mil quilômetros até a África Saariana. As aves entendem que precisam estar preparadas e alimentadas para suportar as adversidades de uma jornada tão difícil.

Reprodução/Pixabay

 



Mas não é só resto de comida que as aves comem, as espécies estão consumindo resíduos plásticos, borracha e diversas substâncias tóxicas, comuns em lixões e aterros sanitários, além de outros animais como ratos. Segundo uma pesquisa publicada na revista Movement Ecology, cientistas espanhóis monitoraram os deslocamentos das cegonhas-brancas (Ciconia ciconia) entre a Espanha, na Europa e Marrocos na África e verificaram várias escalas das aves em lixões e aterros sanitários.

Os pesquisadores verificaram ainda que as aves ao consumirem os resíduos dos depósitos de lixo, passaram a espalhar toxinas em áreas agrícolas, principalmente em regiões de cultivo de arroz. Os pesquisadores salientam também, que as aves migratórias economizaram energia e enfrentaram uma viagem com menos percalços. Segundo os pesquisadores, a população de cegonha-branca europeia aumenta de forma significativa desde a de 1980.

Os pesquisadores também lembram que as mudanças climáticas têm alterado o comportamento de muitas espécies de animais, sobretudo as aves migratórias. Recentemente, a Espanha enfrentou dois verões consecutivos de extremo calor, com seca prolongada.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências de notícias
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.