Bacurau (Nyctidromus albicollis)
 
 
Ninhos
Pesquisa sugere por que os ninhos de aves são resistentes
Simulações de computador mostram como galhos deixam ninhos mais fortes
 

29/06/2022 – Quem pensa que as aves recolhem galhos aleatoriamente para formar seus ninhos se engana. Elas costumam descartar galhos velhos e escolhem o material para proporcionar resistência, segurança e aconchego para seus ninhos.

As aves parecem ter ciência de como as propriedades de cada material pode ser traduzir em um ninho adequado. “Isso é totalmente intrigante para mim”, diz o físico Hunter King, da Universidade de Akron, em Ohio.

O ninho de uma ave pode ser composto por um conjunto variado de materiais, assim os pesquisadores realizaram combinações de experimentos em laboratório e simulações de computador para tentar compreender como esses materiais podem se relacionar aos ninhos.

O estudo publicado na Physical Review Letters realizou testes com 460 hastes de bambus espalhadas em um cilindro. Essas simulações são capazes de analisar como esses objetos se tocam, o que pode ser decisivo para entender como o material se comporta.

Quanto mais força era aplicada, mais rígido o material se apresentava, resistindo à deformação. Conforme o pistão comprimia as hastes, elas deslizavam umas nas outras e os pontos de contato se reorganizavam. Desta forma, criando pontos de contatos adicionais entre os gravetos, que impedia a flexão do material.

Reprodução/Pixabay

 



Os pesquisadores verificaram que as mudanças na rigidez do material ficavam atrás do movimento do pistão, ou seja, configurava-se um fenômeno físico conhecido como histerese, que a propriedade de um material manter suas propriedades mesmo quando não há continuidade de forças ou estímulos que a pressionem.

Com isso a pilha de gravetos ficou mais rígida quando o pistão a empurrou, em relação ao efeito de aliviar a pressão, ou seja, a retração do pistão. Para os pesquisadores a histerese apareceu porque a fricção inicial entre os gravetos necessitava ser superada antes que os pontos de contato pudessem se reorganizar.

Os pesquisadores afirmam que compreender como os ninhos de aves são construídos e funcionam pode favorecer na escolha de materiais e processos para transportar e armazenar cargas e produtos importantes em diversas áreas.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.