Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Em turnê, Exposição Aves da Mata Atlântica chega a Ubatuba
Mostra está em cartaz no Parque Estadual da Serra do Mar, núcleo Picinguaba
 

05/11/2016 – A exposição Aves da Mata Atlântica chega ao litoral norte de São Paulo, depois de quatro meses em cartaz no Metrô da capital paulista, onde ficou exposta nas estações Clínicas e São Bento. Parte integrante do projeto ‘Aves da Mata Atlântica’, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, apresenta no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba 25 imagens de aves.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Exposição Aves da Mata Atlântica chega a Ubatuba.


Em um formato de 1 metro quadrado as imagens do fotógrafo J. Andrade apresentam um pouco do trabalho da Agência Ambiental Pick-upau com as aves da floresta atlântica. A exposição ficará em cartaz no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba durante a temporada de primavera-verão 2016-2017.

Serviço:
Exposição Aves da Mata Atlântica
Fotos: J. Andrade (http://www.jotandrade.com/)
Realização: Agência Ambiental Pick-upau
Onde: Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba
Centro de Visitantes – Praia da Fazenda – Litoral Norte de São Paulo – Ubatuba
Endereço: Rodovia Rio Santos BR 101 Km 11 – Ubatuba – SP – CEP: 11680-000
Entrada Gratuita
Contato: (12) 997072426 / pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba recebe exposição Aves da Mata Atlântica.


Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através de projetos REDD, plantio de mudas e créditos de carbono; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Exposição Aves da Mata Atlântica em cartaz no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba.


Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.
Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030.
Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios.
Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras
Saiba mais: www.petrobras.com.br

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Exposição Aves da Mata Atlântica em cartaz no Parque Estadual da Serra do Mar, Núcleo Picinguaba.


Sobre o PESM (Picinguaba)
Criado em 1979, a partir da incorporação da Fazenda Picinguaba ao Parque Estadual, área do Município de Ubatuba. Desta forma, restingas, manguezais, praias e costões rochosos passaram a fazer parte do cenário protegido do Parque Estadual Serra do Mar (Decreto Estadual 13.313 de 06/03/1979). Atualmente, este Núcleo contempla uma área de 47.500 ha, abrangendo 80% do território total do município.
Localizado na Região Hidrográfica da Vertente Litorânea, conta com paisagens que vão desde a costa marinha até as escarpas da Serra do Mar, protegendo cinco belíssimas praias, na região norte de Ubatuba: Brava da Almada, Fazenda, Picinguaba, Cambury e Brava do Cambury. Além da riqueza natural, o núcleo tem como uma de suas principais características, a presença de comunidades tradicionais como a Vila de Picinguaba, Cambury, Sertão da Fazenda e Sertão do Ubatumirim, onde ainda é possível vivenciar as culturas tradicionais caiçara e quilombola, seus estreitos laços com a mata e o mar e a busca da sustentabilidade por meio do turismo. O Núcleo Picinguaba ainda faz parte do Mosaico Bocaina, conjunto de áreas protegidas Estaduais e Federais do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região da Baía da Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro, que objetiva a integração de ações para a conservação ambiental e fortalecimento institucional e cultural, deste que é um dos mais belos cenários do planeta.
Saiba mais: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/picinguaba/

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Petrobras/Reprodução

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.