Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Projeto Aves: Mata Atlântica chega a Bragança Paulista
Cidade do Sistema Cantareira, em São Paulo, é nova base de pesquisa da Pick-upau
 

08/01/2019 – Em nova fase, o Projeto Aves, amplia sua área de atuação além do litoral norte de São Paulo e da Baixada Santista, e passa a contemplar municípios em outras regiões do Estado. A primeira a receber oficialmente o projeto é Bragança Paulista, localizada no Sistema Cantareira, ao norte da capital paulista.

Além de bases de pesquisa das comunidades de avifauna, o município também receberá ações socioambientais do projeto e uma nova fase das atividades florestais do Refazenda, voltada para produção de espécies arbóreas e arbustivas.

Pick-upau/Reprodução

Pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis).


A cidade já havia sido beneficiada pela Pick-upau, através de projeto financiado pelo Fundo Nacional para Mudança do Clima – FNMC, do Ministério do Meio Ambiente. Agora o Projeto Aves, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoverá atividades de pesquisa e ações de sensibilização ecológica nos próximos anos.

A cidade de Bragança Paulista é banhada por um das principais represas do Sistema Cantareira, a Jaguari. Essa proximidade faz com que a cidade viva em função desses recursos hídricos, com grandes áreas de preservação permanente às margens dos corpos d’água e com muitas casas de veraneio e de moradores voltadas para os inúmeros braços da represa.

Pick-upau/Reprodução

Bragança Paulista, município localizado no Sistema Cantareira.


Há cerca de 90 km da capital paulista, a cidade de Bragança Paulista, também conhecida como Estância Climática de Bragança Paulista está inserida no chamado Circuito das Águas. Possui cerca de 147.000 habitantes, segundo censo de 2010 e um território de 513,59 quilômetros quadrados. A partir de 1984, foi reconhecida como Sede da Região do Governo do Estado de São Paulo. Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Joanópolis, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Serra Negra, Socorro, Vargem e Tuiuti, formam a região bragantina.


Pick-upau/Reprodução

Bragança Paulista, município localizado no Sistema Cantareira.

 

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves: Mata Atlântica é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.


Pick-upau/Reprodução

Bragança Paulista, município localizado no Sistema Cantareira.

 

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.