Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Pombas que voam em grupo ficam mais cansadas, diz estudo
Aves usam mais energia para acompanhar outras no mesmo grupo
 

19/06/2019 – Voar em formação “V”, como fazem gansos, irerês e outras espécies é uma técnica inteligente. Ao realizar esse posicionamento aerodinamicamente adequado ao voo, os grupos de aves economizam energia. Entretanto, os pombos parecem não compartilhar dessa técnica.

Um estudo publicado no Journal PLOS mostra que aves que não voam em formação, como os pombos, não apresentam benefícios individuais. Pesquisadores revelaram que após monitorarem as pombas, verificaram que elas acrescentam "um bater de asas por segundo" quando estão grupo.

Maxipixel/Reprodução

Um estudo publicado no Journal PLOS mostra que aves que não voam em formação, como os pombos, não apresentam benefícios individuais.



"Os resultados desse estudo foram completamente inesperados. A energia é a moeda da vida, então é surpreendente que as aves estejam preparadas para pagar um custo energético substancial para voarem juntas", disse Lucy Taylor, chefe da pesquisa, na divulgação dos resultados.

Outra evidência anotada pelos cientistas é que, embora as pombas façam mais movimentos quando juntas, não conseguem voar mais rápido. "O aumento na frequência de batida de asa é equivalente a Usain Bolt executando a corrida de 100 metros rasos em sua velocidade normal, enquanto encaixa quase uma passada extra por segundo", disse a pesquisadora, comparando o desempenho das aves com o campeão olímpico.

Maxipixel/Reprodução

Um estudo publicado no Journal PLOS mostra que aves que não voam em formação, como os pombos, não apresentam benefícios individuais.



Apesar do maior consumo de energia, os pesquisadores explicam que o aumento da frequência pode facilitar o voo em grupo, segundo o estudo, as reações são mais rápidas e dessa maneira podem ter mais controle sobre os movimentos, auxiliando a manter a cabeça estável, para rastrear os outros indivíduos do grupo.

Ainda que seja mais cansativo, como demonstrou o estudo, se movimentar em grupos tem vários benefícios para as pombas, pois melhoram a precisão do voo, economizando energia no fim do percurso, pois escolhem trechos mais curtos e evitam ou diminuem a ação de predadores.

PLOS/Reprodução

A equipe usou GPS de alta frequência e acelerômetros para medir como as pombas mudam a frequência do bater de asas ao voar em pares, em comparação com quando estão sozinhas.



Veja o estudo completo>

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação, com informações da Galileu
Fotos: PLOS/Maxipixel/Reprodução


 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.