Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Americanos criam maneira de gerenciar peixes para aves
Estado da Califórnia tem nova regulamentação para garantir peixes às aves
 

27/03/2020 – O estado americano da Califórnia inicia esse mês uma grande mudança em seu sistema de pesca. Um conjunto de regulamentações pretende proteger o arenque-do-pacífico (Clupea pallasii), um peixe de extrema importância para a alimentação de aves aquáticas no chamado ‘Pacific Flyway’.

Esses peixes são pequenos, numerosos e fundamentais no forrageamento das aves marinhas, mas também para outras formas de vida na região da Costa Oeste dos Estados Unidos, como baleias jubarte, salmões e leões marinhos. O arenque-do-pacífico é a principal fonte de alimento do ‘Surf Scoter’, conhecido como pato-careto (Melanitta perspicillata) e as novas regras anunciadas pelo governo pretendem proteger essas cadeias, contando com a garantia da pesca comercial e recreativa do arenque.

Reprodução/Wikipedia

Pato-careto, macho (Melanitta perspicillata).



A produção de arenque-do-pacífico é administrada pelos estados da Costa Oeste dos Estados Unidos, Alasca e pela província canadense da Columbia Britânica. Os cardumes se reúnem no inverno e no início da primavera para criar, em estuários específicos e áreas protegidas, como a Baía de São Francisco, que compõem menos de 2% da costa do Pacífico dos EUA. Quem já presenciou afirma que é um belo espetáculo com milhares de patos e gaivotas em busca de peixes.

As populações de arenques na Costa Oeste foram muito reduzidas devido às mudanças climáticas, pesca excessiva e predatória, além de danos aos habitats de desova. À medida que o oceano aquece, as populações de pequenos peixes, como o arenque, são reduzidas e podem buscar águas mais frias e profundas no oceano, longe das costas. Isso fatalmente causará impacto e estresse sobre as aves marinhas que dependem do arenque para alimentação, pois teriam de gastar mais energia procurando peixes longe das costas.

Reprodução/Wikipedia

Pato-careto, fêmea (Melanitta perspicillata).



As novas medidas fazem parte do Plano de Manejo da Pesca do Arenque-do-pacifico, uma política inédita adotada pelos gestores estaduais. Serão estabelecidos limites de captura ao arenque, identificando suas áreas de desova e outras ameaças a essas áreas. Os leitos, onde o arenque-do-pacífico desova fornecem uma grande variedade de benefícios de adaptação ao ecossistema e ao clima, como viveiros de peixes e a diminuição de impactos da acidificação do oceano sobre peixes e outros animais.

Para conseguir implantar essas novas regras a National Audubon Society iniciou os estudos há sete anos, reunindo empresas, ONGs e governos, para fosse viabilizado um acordo sobre como manter um estoque adequado, sustentar a cadeia comercial e garantir a sobrevivência das aves e outros predadores naturais. Desta forma a Califórnia está na vanguarda nos planos de gerenciamento da pesca com uma visão sustentável e considerando diversas espécies, além dos humanos.

Reprodução/Wikipedia

Pato-careto (Melanitta perspicillata).



Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna.

Reprodução/Wikipedia

Arenque-do-pacífico (Clupea pallasii).



Da Redação, com informações da National Audubon Society
Fotos: Reprodução/Wikipedia

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.