Talha-mar (Rynchops niger)

Notícia
Pesquisa pode revelar novas tendências evolutivas das aves
Tentilhões que ajudaram Charles Darwin agora podem revelar novas descobertas sobre evolução das espécies

26/11/2020 – Charles Darwin há quase 200 anos, teve uma extraordinária experiência ao observar a incrível diversidade entre os tentilhões das Ilhas de Galápagos. Essas observações foram fundamentais para que Darwin chegasse às conclusões da seleção natural das espécies. Agora alguns pesquisadores estão interessados em outro grupo de aves, espécies granívoras que consomem sementes-capuchinhos, que também se assemelham aos tentilhões da América do Sul.

Adam Siepel, professor do Laboratório Cold Spring Harbor e colaboradores da Universidade Cornell e do Centro Interdisciplinar de Herzliya, em Israel, estão usando evidências genéticas para compreender e explicar como diferentes espécies granívoras que tem como dieta especial sementes-capuchinho adquiriram padrões diferentes de coloração. As descobertas dos pesquisadores começam a revelar o papel das chamadas varreduras seletivas, um processo genético onde uma variação acontece naturalmente, torna-se uma vantagem e é favorável pela seleção natural, no surgimento de novas espécies.

Reprodução/Pixabay

Essas espécies granívoras tornaram-se de interesse dos pesquisadores evolucionistas porque se diferenciaram de seus ancestrais comuns há pouco tempo. Segundo os cientistas, cada espécie possui plumagem característica e sua própria vocalização. As diferenças ocorrem por diversas variações em apenas algumas dezenas de locos em genomas bem semelhantes. Para os pesquisadores, essas pequenas ilhas de diferenciação genéticas distinguem cada espécie no principio de sua divisão evolutiva. Com o passar do tempo, as espécies ficam ainda mais diferentes, espera-se que também haja mais mudanças em seus genomas.

Leo Campagna e Irby Lovette, em Cornell, determinaram há alguns anos, que muitas dessas ilhas de certa forma afetavam os genes de produção de pigmento. Neste novo estudo Siepel e seus colegas colaboraram com Campagna e Lovette para identificar locais de diferenciações adicionais e estudar suas causas.

Reprodução/Pixabay

Segundo os pesquisadores, dois processos genéticos diferentes podem criar ilhas de diferenciação com varreduras seletivas, ou de certa forma uma incompatibilidade genética que limita a transmissão de segmentos específicos de DNA dentro de uma população específica.

Ferramentas computacionais criadas no laboratório de Siepel proporcionaram a sua equipe, liderada pelo pesquisador de pós-doutorado Hussein Hejase, a discriminar essas possibilidades. Os cientistas compararam os genomas de 60 indivíduos de cinco espécies e confirmou que a maioria das ilhas de diferenciação que separam as espécies granívoras de hoje surgiu devido a essas varreduras seletivas.

Reprodução/Pixabay

“A varredura suave atua em uma variante que já existe na população. Mas essa variante recentemente fica sob pressão seletiva, talvez por causa de uma mudança de ambiente, um novo predador, um novo alimento, seja o que for. Ou, neste caso, pensamos em muitas formas, por causa da seleção sexual, porque as aves do sexo oposto achavam algum aspecto dessa variante atraente, seja sua coloração ou canto, e isso ajudou a colocá-la em alta frequência", afirma Siepel.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações da Revista Phys

Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano

Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.