Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Estudo global revela segredos genéticos das aves
Pesquisadores sequenciaram os genomas de espécies de aves de quase todas as famílias
 

30/11/2020 – Uma nova pesquisa publicada na revista Nature revela a composição genética de 363 espécies de aves, sendo 267 sequenciadas pela primeira vez. Essa nova lista representa mais de 92% de todas as famílias de aves do mundo. “De penas de cores totalmente diferentes, tamanhos de corpo que vão desde o avestruz gigante até a diminuta carriça e velocidades de voo de raptor de até 300 km/h, está tudo codificado no genoma", disse o Dr. Michael Braun do Smithsonian à BBC News.

Reprodução/Pixabay

 



O projeto tem como principal objetivo registrar o genoma de todas as espécies vivas de aves. "Avançaria a pesquisa sobre a evolução das aves e ajudaria na conservação de espécies de aves ameaçadas", argumenta Braun.

Segundo Braun, apesar de a nova lista incluir espécies raras como o crake-de-henderson (Porzana atra), encontrada somente em uma pequena ilha do Pacífico, a comum galinha foi a espécie modelo, para estudar exemplos extremos da evolução das aves, inclusive como aves gigantes evoluíram, mesmo sem voar, como avestruz.

Reprodução/Pixabay

 



"Estudamos intensamente o desenvolvimento dos membros em galinhas. E podemos aplicar isso a esse grupo de aves chamadas de ratites - aves como o avestruz e a ema. Com a evolução da falta de voo, houve muitas mudanças na anatomia dos membros - as asas ficam curtas, as penas de voo se tornam inúteis, suas pernas ficam mais longas e eles perdem os dedos dos pés, porque estão correndo em vez de empoleirar. Com esses recursos, você tem os detalhes - o código - de como isso aconteceu", explica Braun, em entrevista à BBC News.

Para o biólogo conservacionista da Manchester Metropolitan University, Dr. Alexander Lees, a nova lista é uma “mina de ouro de informações”. "Isso permite uma visão refinada da árvore da vida das aves - remontando ao tempo profundo - que pode fechar a porta a argumentos de longa data entre biólogos evolucionistas sobre 'quem é quem' ancestral comum", disse ele a BBC News.

Reprodução/Pixabay

 



Dados de 60 espécies ameaçadas globalmente são de extrema importância para a conservação dessas aves. “É um kit de ferramentas crucial para os geneticistas conservacionistas. Esta é uma informação que pode ser crucial na redução do risco de extinção a longo prazo para as espécies com populações pequenas hoje”, acrescentou Lees.

Reprodução/Wikipedia

 



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.


Da Redação, com informações da BBC e da Sciencenew
Fotos: Reprodução/Wikipedia/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.