Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Papagaios-do-mar retornam à ilha de Man, após três décadas
Programa de conservação que usa modelos de ‘iscas’ apresenta resultados com retorno das aves
 

11/06/2021 – Papagaios-do-mar têm sido vistos recolhendo material para nidificação na ilha e isso é um bom sinal, apesar da redução de sua população, por causa de ratos-marrons que comem seus ovos.

O programa em curso pretende erradicar os ratos para que as aves possam se reproduzir na ilha. Para isso o projeto anual instala ‘iscas-papagaios’ nas falésias junto com um sistema de som que reproduz a vocalização das aves. Criado em 2016, o programa já apresenta resultados.


Reprodução/Pixabay

 



The Calf é propriedade do Manx National Heritage e administrado em conjunto com o Manx Wildlife Trust. O local foi um observatório de aves desde 1959 e os papagaios-do-mar, classificados como espécies em preocupação de conservação, tinham registros de nidificação na reserva natural em 1987.

Ainda que uma pequena quantidade de aves seja encontrada na costa da Ilha de Man, no The Calf as aves reduziram sua população em 60 pares em 1979, até que o último casal foi visto no fim dos anos de 1980. Algumas aves foram vistas ao longo da costa da ilha nos últimos anos, foi a primeira vez que os papagaios-do-mar pousaram no local em mais de três décadas. "É encorajador ter uma ave marinha que, esperançosamente, está voltando quando o número de aves marinhas está diminuindo”, afirma Aron Sapsford diretor do programa.


Reprodução/Pixabay

 



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações da BBC
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.