Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Crise climática ameaça aves de rapina e risco de extinção aumenta
Estudo indica que 30% das espécies estão ameaçadas
 

23/09/2021 – Um estudo internacional relata que 30% das 557 espécies de aves de rapina estão com algum status de ameaça, seja “quase ameaçada”, “vulnerável” e “criticamente em perigo”, e as ameaças são bem conhecidas, substâncias tóxicas, perda e redução de habitat e as mudanças climáticas.

A nova pesquisa, realizada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUNC, na sigla em inglês) e a BirdLife International, foi publicada na revista Proceedings of National Academy of Sciences e destaca dezoito espécies em estado de criticamente em perigo, como o abutre-de-capuz e a águia-filipina.

Entre as espécies ameaçadas, na maioria diurnas incluem águias, falcões e abutres, 54% estão com sua população em declínio e cerca de 47% das espécies noturnas estão ameaçadas, como as corujas.

Reprodução/Pixabay

 



Segundo Gerardo Ceballos, pesquisador da Universidade Nacional Autônoma do México e coautor do estudo, afirma que outras espécies também correm risco, em inúmeras regiões, afetando o equilíbrio entre presas e predadores.

Os pesquisadores avaliaram 4.200 locais identificados como críticos para espécies de rapina em todo o planeta. Segundo Stuart Butchart, cientista-chefe da BirdLife International no Reino Unido, a maioria dessas áreas “está desprotegida ou apenas parcialmente coberta por áreas protegidas”.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências nacionais e internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.