Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Europa vive perda da biodiversidade: um a cada cinco espécies de aves correm risco
Lista Vermelha indica que a perda de habitat empurra 30% das espécies para status de ameaça
 

29/10/2021 – De acordo com o último relatório da Lista Vermelha, produzido pela IUNC (União Internacional para Conservação da Natureza), cerca de 30% das espécies de estão em risco. Com dados da BirdLife International, que analisou informações de 544 espécies nativas, três espécies foram consideradas extintas regionalmente na Europa, desde o último relatório, divulgado em 2015, Cortiçol-de-pallas (pallas's sandgrouse), toirão (common buttonquail) e estamenha-de-pinheiro (pine bunting).

De acordo com informações de voluntários de 54 países, esses 30% estão em declínio populacional. Na Europa, 13% das aves estão ameaçadas de extinção e 6% estão quase ameaçadas. Esses resultados são reflexos dos últimos três relatórios da Lista Vermelha, lançados em 1994, 2004 e 2015.

A perda de habitat, progressão da agricultura, exploração indiscriminada de recursos naturais, degradação ambiental, como poluição atmosférica e de resíduos, práticas florestais predatórias, além das mudanças climáticas estão pressionado de forma intensa as populações de aves no continente.

“Essas são ameaças grandes e em grande escala que chamamos de ameaças sistêmicas e estão muito relacionadas à forma como nossa sociedade funciona e como usamos os recursos. É um sinal de que algo está muito errado ao nosso redor. Precisamos mudar a forma como vivemos, essa é a mensagem principal que vem de nossos resultados”, afirma Anna Staneva, chefe interina de conservação, BirdLife Europe and Central Asia, em entrevista ao The Guardian.

Reprodução/Pixabay

 



Para que uma espécie seja considerada quase ameaçada, sua população deve ter sido reduzida em 25%, por três gerações. Quando esse número ultrapassa 30%, as espécies entram para a categoria de ameaçada. Quando uma espécie não é observada nos últimos cinco anos na Europa, ela é considerada extinta regionalmente. Em 2015, duas espécies estavam com status de extinta, a tarambola-do-cáspio e a toutinegra-do-deserto-asiático, mas elas voltaram a ser vistas na região. A IUCN indica que ambientes rochosos, de falésias e picos de montanha, ainda são deficitários com dados para avaliação.

Por outro lado, espécies da família Ardeidae, Fringillidae e o Abutre-fouveiro apresentaram recuperação, por conta do banimento de pesticidas como o DDT e a criação de leis de proteção às espécies.

Mas as mudanças climáticas também podem beneficiar algumas paisagens e espécies, ainda que os efeitos gerais sejam nocivos a grande maioria. Os responsáveis pelo relatório esperam que o documento ajude nas iniciativas de governos no caminho da conservação das espécies. “Os governos de toda a Europa precisam traduzir a nova ambição global de restaurar a natureza em alvos legais, apoiados por políticas e financiamento corretos”, diz Martin Harper, diretor regional da BirdLife Europa e Ásia Central.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.