Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Formato da asa de coruja reduz ruídos, diz estudo
O desenho da borda serrilhada das asas as torna mais silenciosas e isso pode ajudar em projetos
 

23/02/2022 – Barulho, ruído, poluição sonora. Todos sabem o que é, e como isso afeta nossas vidas, mas nem todos sabem como isso ocorre. O chamado ruído de ponta é uma fonte dessa poluição presente em motores aeronáuticos, de turbina de aviões, drones e até de turbinas eólicas. Extinguir ou reduzir esses ruídos é um grande desafio.

Pesquisadores da Universidade Xi’an Jiaotong, na China publicaram um estudo na Physics of Fluids, onde usam características das asas de corujas para desenvolver desenhos de aerofólios, com objetivo de reduzir, de forma significativa, o ruído de borda.

“As corujas noturnas produzem cerca de 18 decibéis a menos do que outras aves, em velocidades de voo semelhantes, devido à configuração única de suas asas. Além disso, quando a coruja captura a presa, a forma das asas também muda constantemente. Então, o estudo da configuração da borda das asas durante o voo da coruja é de grande importância”, disse o autor do estudo, Xiaomin Liu.

Esse ruído de bordo acontece quando o fluxo de ar circula pela parte de trás de um aerofólio, isso cria uma camada turbulenta ao longo da superfície, e quando esse ar segue pelo bordo de fuga o ruído se espalha. Estudos anteriores já haviam identificado que as serrilhas são capazes de reduzir ruídos de equipamentos, de forma significativa.

Reprodução/Pixabay

 



“Atualmente, o desenho das pás das turbomáquinas rotativas amadureceu gradualmente, mas a tecnologia de redução de ruído ainda está em um gargalo”, disse Liu. “As capacidades de redução de ruído das estruturas convencionais de dente de serra são limitadas, e algumas novas estruturas de borda de fuga não lisas precisam ser propostas e desenvolvidas para aproveitar ainda mais o potencial de redução de ruído biônico”.

Para os estudos teóricos a equipe usou um software de análise e cálculos de ruídos, comparando aerofólios simplificados com características similares as asas das corujas. As descobertas foram aplicadas para reduzir o ruído de máquinas rotativas. Quando o fluxo ao redor do bordo foi melhorado o ruído foi suprimido. Os pesquisadores também verificaram que serrilhas assimétricas diminuíram os ruídos mais que as simétricas. Os pesquisadores dizem que a redução dos ruídos variou nas diferentes condições de uso, portanto, os projetos de aerofólio devem ser desenvolvidos a partir de cada aplicação.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.