Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Descoberta de DNA pode trazer ao mundo ave extinta
Será que a icônica ave dodô pode ressurgir pelas mãos da ciência?
 

06/07/2022 – Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, nos Estados Unidos, anunciou uma descoberta classificada como “espécime fantástico” de DNA de um animal icônico e extinto, a ave dodô (Raphus cucullatus), o que seria a última etapa para completar o genoma da espécie.

Segundo os pesquisadores, agora estamos mais próximos de dar um incrível passo, no que seria trazer a espécie de volta ao planeta, que foi declarada extinta há mais de 300 anos. Os cientistas disseram, durante uma apresentação da Royal Society, que devem publicar a sequência genética completa no Museu de História Natural da Dinamarca.

Beth Shapiro, professora de ecologia e biologia evolutiva da Universidade da Califórnia, afirmou ao The Telegraph, que o genoma do Dodô foi totalmente sequenciado e que a publicação será feita em breve. A ave extinta foi registrada pela primeira vez na Ilha Mauricio, na África Oriental, a leste de Madagascar, no Oceano Índico, em 1598. No final do século 17 já não havia mais rastro do animal.

Reprodução/Pixabays

 



Conversas na comunidade científica sobre pesquisa evolutiva e a reprodução de espécies extintas são cada vez mais comuns. O mamute lanoso, por exemplo, teve seu genoma sequenciado completo em 2015, mas a questão ética ainda é debatida, entre outros aspectos técnicos e científicos.

Em 2015, Shapiro já descrevia os desejos sobre o dodô em seu livro “How To Clone A Mammoth” (Princeton University Press) e escreveu “Mais do que qualquer outra espécie [o dodô] é o símbolo internacional da extinção causada pelo homem”. Contudo, trazer a vida uma espécie extinta apresenta desafios únicos e imensos, afirmando que o processo com mamíferos são teoricamente mais simples e que para o caso das aves há outras complexidades reprodutivas.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabays

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.