Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Aves são mais coloridas perto do equador
Estudo comprova essa diversidade de cores na região tropical do planeta
 

11/07/2022 – Em 1800 quando pesquisadores navegavam pelos trópicos já haviam descrito que as aves daquela região são mais coloridas, uma teoria confirmada agora, por meio da inteligência artificial. Naquela época Charles Darwin, Alfred Russel e Alexander von Humboldt já escreviam sobre como ficaram impressionados com a diversidade de cores da fauna e da flora, sobretudo em comparação as espécies de ambientes comuns no norte da Europa, onde estavam familiarizados.

As suspeitas sobre a variação de cores das aves, conforme a latitude, era uma observação já em 1850. "Quanto mais nos aproximamos dos trópicos, maior o aumento na variedade de estrutura, forma e mistura de cores, como também na juventude perpétua e vigor da vida orgânica", descreve o naturalista alemão Humboldt em um documento.

Agora biólogos da Universidade de Sheffield, em South Yorkshire, na Inglaterra, analisaram 4.500 espécies de aves passeriformes (pássaros canoros), como pardais e melros em todo o planeta, usando três imagens da plumagem, de espécimes adultos da coleção do Museu de História Natural em Tring, na Grã-Bretanha.

Utilizando uma técnica de inteligência artificial conhecida como deep learning, que consegue extrair dados dos pixels das fotografias, os cientistas conseguiram identificar a cor em 1.500 partes diferentes na plumagem de cada espécime estudado. Deste modo, conseguiram classificar as aves por cor, em relação aos seus locais de origem.

Reprodução/Pixabays

 



Essa característica já havia sido teorizada pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace, que a "vegetação luxuriante dos trópicos" era uma ação de camuflagem natural paras aves durante todas as estações do ano, enquanto as espécies mais ao norte adaptavam essas cores de acordo com a chegada do inverno.

O estudo publicado na revista Nature Ecology and Evolution, confirma que Darwin e seus colegas cientistas estavam certos em afirmar que as aves são mais coloridas e brilhantes em regiões próximas ao equador e são mais opacas, conforme se afastam para áreas mais frias, como o norte do planeta.

Entre os motivos pelos quais os pesquisadores creditam essa característica está a dieta das aves que consomem frutas e néctar floral, além do acumulo de energia. Os pesquisadores confirmam que as aves mais coloridas estão em habitats florestais mais densos. Isso também facilita na identificação das espécies.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabays

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.