Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Aves da Patagônia adoram trufas
Pesquisadores ficaram surpresos com o gosto de aves pelo fungo
 

12/07/2022 – Alguns fungos têm corpos frutíferos que nós conhecemos como trufas. Geralmente os mamíferos são responsáveis pela dispersão de seus esporos, mas na Patagônia, as aves também ajudam nessa dispersão. E o gosto da avifauna por essa iguaria surpreendeu os pesquisadores que registraram a descoberta nessa região da América do Sul, acreditando que esses animais têm papel importante na dispersão.

Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, coletaram 169 amostras de fezes de aves de duas espécies chucão-tapaculo (Scelorchilus rubecula) e o huet-huet-de garganta-preta (Pteroptochos tarnii). As amostras foram coletadas ao longo de 700 quilômetros de extensão da Patagônia, entre 2018 e 2019. Depois usaram testes de DNA para identificar os esporos de trufas e microscopia fluorescência para verificar a integridade desses esporos.

Em 95% das amostras de fezes do chucão-tupaculo e 82% das amostras do huet-huet-de garganta-preta foram encontrados esporos fungos ectomicorrízicos, um tipo de fungo que cresce de forma simbiótica com plantas, incluindo trufas. Em 42% das fezes do chucão e 30% do huet-huet foram encontrados esporos de trufas. Os pesquisadores disseram ainda, que a maioria dos esporos nas fezes estava intacta, ou seja, viáveis.

Reprodução/Pixabays

 



Segundos os pesquisadores, as trufas crescem no subsolo e seus esporos são internos, ou seja, precisam que animais comam seus corpos frutíferos e façam a dispersão dos esporos. A pesquisa sugere que as aves têm um importante papel na sobrevivência das trufas nas florestas da Patagônia e que elas são parte significativa na dieta delas. “No passado, as pessoas simplesmente presumiam que as aves não estavam desenterrando trufas e dispersando os esporos e, nesse sistema, as aves definitivamente estão fazendo isso muito, então foi realmente uma surpresa”, diz Matthew Smith, um dos pesquisadores em comunicado.

Os pesquisadores destacaram ainda, que as trufas consumidas pelas aves eram inodoras, ao contrário das trufas geralmente consumidas pelos mamíferos. Por outro lado, muitas trufas eram pequenas e com cores vivas, parecendo bagas, o que pode sugerir que elas tenham evoluído para atrair aves de maneira específica.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabays

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.