Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Aves enganam cientistas ajudando outras a remover ‘gps’
Comportamento pode indicar que aves são altruístas
 

20/07/2021 – Pesquisadores observaram um comportamento inusitado em pegas australianas. Elas removeram dispositivos de rastreamento, uma característica difícil de ver entre aves. Essa foi uma das constatações de uma nova pesquisa publicada na revista Australian Field Ornithology.

Os pesquisadores pretendiam testar um novo dispositivo de rastreamento em pegas-australianas (Cracticus tibicen) e acabaram registrando como as aves ajudaram outros indivíduos a remover o aparelho, um sinal de como espécies podem resolver problemas e mostra como animais podem ser sociais e inteligentes.

“Comportamento de resgate” é assim que os pesquisadores identificam essa conduta em animais. Quando um indivíduo tenta libertar outro, em potencial perigo, sem que o primeiro tenha algum beneficio direto com a ação. Os pesquisadores dizem que esse procedimento já havia sido registrado em formigas e toutinegras-de-Seychelles, mas esse pode ser o primeiro caso verificado entre pegas australianas.

Os pesquisadores tinham o objetivo de registrar e entender como movimentos e dinâmicas sociais ocorriam entre as pegas, como reprodução e deslocamentos diários, mas também testar um novo dispositivo de rastreamento, ainda sem validação. Contudo, as aves ‘enganaram’ os cientistas.

Os pesquisadores explicam que a maioria dos dispositivos de rastreamento são muito grandes para serem usados em aves de pequeno e médio porte. Por outro lado, rastreadores menores têm alcance limitado, como baixo armazenamento de dados e duração das baterias. Esse novo aparelho pesa menos de uma grama e foi projetado para equacionar esses desafios tecnológicos. O equipamento fica preso a um cinto de mochila e pode ser recarregado e transmitir dados sem fios e se desconectar com o uso de um imã, ou seja, o aparelho pode ser retirado sem a necessidade de capturar a ave novamente.

Reprodução/Maxpixels

 



Como teste, a equipe treinou um grupo de aves para frequentar um comedouro ao ar livre e cinco espécimes foram capturados para a implantação do equipamento. Mas o experimento começou a falhar quando uma fêmea foi vista tentando retirar o equipamento de uma ave mais jovem. E esse comportamento de repetiu nas horas seguintes, e no terceiro dia um dispositivo havia sido retirado de um macho dominante. Os pesquisadores não conseguiram identificar se a própria ave retirou o aparelho ou teve ajuda.

Os pesquisadores afirmam que esse comportamento recém-documentado é uma constatação de como problemas cognitivos complexos podem ser resolvidos e descrevem essa característica no estudo. “Não está claro se as pegas testaram diferentes partes do arnês antes de serem capazes de retirá-lo no ponto mais fraco, ou se eles simplesmente perseveraram até que o arnês se quebrasse. Se for o primeiro, isso pode demonstrar flexibilidade cognitiva e aprendizado com resolução colaborativa de problemas. Sem mais testes específicos, no entanto, é difícil estabelecer se as pegas trabalharam em um ponto fraco do arnês ou se as tentativas de remoção foram um tanto aleatórias ou sistemáticas. No entanto, mais pesquisas sobre resolução de problemas cognitivos em pegas, especialmente no contexto de ajudar outros membros do grupo, são necessárias para entender melhor o comportamento colaborativo”, descreve a pesquisa.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixels

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato  
Doar    
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.