Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Estudo indica os motivos pelos quais aves deixam excrementos em carros
Cor do veículo, espelhos e território são indicadores para os ‘ataques’
 

26/07/2021 – Um estudo encomendado por um revendedor de acessórios automotivos no Reino Unido revela porque aves costumam ‘atacar’ veículos com excrementos. Segundo esse levantamento da Halfords, uma rede varejista britânica fundada em 1892, as aves escolhem seus alvos pela cor do veículo, pelos espelhos e o local onde estão estacionados.

Acabamos de lavar o carro e surge ali o excremento de uma ave, quem já passou por isso sabe bem os sentimentos que surgem. Mas por quais motivos será que nossos amigos penosos fazem isso? Para esse estudo a atração e o medo por carros coloridos podem explicar um pouco essas opções de alvo.

Veículos vermelhos são alvos mais comuns, talvez pela similaridade com a cor de frutas e bagas consumidas pelas aves. Desta forma costumam marcar território para um eventual forrageamento. No caso de carros azuis, pode indicar que aves confundem os veículos com espelhos d’água, esses animais costumam lançar seus excrementos em lagos, lagoas, rios, oceanos e qualquer corpo d’água.

Já no caso de veículos prateados, pode estar relacionado à temeridade das aves. Esses animais costumam se assustar com esse tom, por conta de reflexos ou obstáculos durante o voo. Para veículos pretos, também ocorre o efeito reflexivo e brilhante, podendo confundir a ave, inclusive acreditando que seu próprio reflexo seja outro indivíduo, até um rival.

Reprodução/Maxpixel

 



Para veículos brancos, a escolha como alvo vai depender das espécies. Alguns são atraídos, outros podem se assustar, mas costumam serem menos atacados, em relação a cores pretas ou coloridas. Carros com tons verdes são menos atingidos, talvez pela semelhança com a cor de árvores, gramas e outras vegetações, mas ainda sim podem ser atingidos.

Ou seja, superfícies reflexivas como para-brisas, janelas, painéis refletivos, espelhos laterais e até a lataria de carros, costumam ser alvos de aves, por confundirem com rivais, por isso além de excrementos, bicadas e arranhões também podem ocorrer. Lançar excrementos é uma maneira de muitos animais demarcarem território, portanto, quando o carro fica estacionado por muito tempo em um determinado local, a ave pode entender que ele pertence a ela, ou no caso de paradas rápidas, e mesmo assim ser atingido pode ser um recado que aquele lugar já tem dono.

E como evitar os excrementos? O estudo sugere algumas alternativas como cobrir ou fechar os espelhos retrovisores; colocar protetores de sol no para-brisa não reflexivos; colocar no painel ou na parte traz do veículo bichos de pelúcia como cobras, corujas e outros predadores conhecidos; e quando possível cobrir o carro.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato  
Doar    
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.