Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Declínio de néctar ameaça populações de aves
Populações inteiras correm risco. Mudança climática está entre as causas
 

03/08/2022 – Pesquisadores acreditam que a perda de néctar colocará muitas espécies de aves em risco e deixando populações inteiras vulneráveis. Esses animais dependem muito dessa fonte de energia como néctar de visco e as frutas, sobretudo no período de seca.

Pesquisadores da Austrália identificaram uma redução importante desse alimento para as aves, ao monitorar e analisar dados coletados em dois mil locais no sudeste australiano. Mesmo estando no período de seca, a queda na oferta foi muito drástica para modelos mais adequados de sobrevivência desses animais.

Segundos os pesquisadores, existem quase 100 espécies de visco na Austrália. Essas plantas têm criado mecanismos de adaptação e sobrevivência, mas as mudanças climáticas podem acelerar ainda mais esse declínio, que impactará diretamente as aves. Para especialistas da vida selvagem, as descobertas do estudo não são necessariamente uma surpresa, mas atesta de forma científica o que está acontecendo.

Reprodução/Maxpixel

 



Os pesquisadores reforçam que muitas espécies, agora ameaçadas pelo declínio dessa fonte alimentar, irão impactar na conservação de florestas, bem como tê-las saudáveis. Esses polinizadores são fundamentais para o ecossistema florestal. Segundo os cientistas, populações de aves florestais estão diminuindo no sudeste da Austrália, por causa do desmatamento. Se não conseguirmos reverter essa tendência, o sistema todo irá ruir.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato  
Doar    
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.