Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Estudo revela que aves azuis podem sofrer com mudança do clima
Pesquisa de 15 anos indica que aves estão perdendo a coloração de penas azuis
 

02/09/2022 – Pesquisadores franceses e espanhóis acreditam que as mudanças climáticas estão alterando a aparência de aves no sul da França. O estudo que sugere essa adaptação foi publicado n periódico The American Naturalist, da University of Chicago.

Os cientistas avaliaram durante 15 anos, cerca de 6 mil espécimes de chapins-azuis, comuns no País Basco da França e na ilha da Córsega. A pequena espécie é facilmente reconhecida pela barriga amarela dourada e as penas azuis na cabeça. As coletas anuais de dados permitiram que os pesquisadores pudessem relacionar alterações graduais na coloração das aves e chegaram a conclusão, que após esse período, as aves estão menos coloridas.

“Nosso trabalho sugere que as mudanças ambientais e, especificamente, as mudanças climáticas podem ser a principal razão pela qual, aves como o chapim-azul estão passando por uma mudança em suas características físicas, mais especificamente no brilho e na intensidade de sua coloração”, disse David López-Idiáquez, pesquisadora da UPV/EHU.

Os pesquisadores explicam que a coloração das aves é um importante componente no acasalamento e também na sobrevivência das aves. Os machos, por exemplo, costumam ter cores mais fortes e vibrantes para atrair as fêmeas, nesse sentido, os cientistas estão preocupados sobre possíveis impactos na população dessas aves.

Reprodução/Maxpixel

 



A dúvida é se as aves passarão por uma alteração estrutural em seu código genético ou as mudanças serão apenas em sua aparência. Nesses cenários, as aves podem se adaptar as novas condições dos habitats ou na pior das hipóteses, caminharem para uma vulnerabilidade e a extinção. Os pesquisadores pretendem ampliar o estudo, inserindo áreas geológicas maiores para saber como as mudanças climáticas podem afetar de forma determinante as populações desses animais.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Foto: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato  
Doar    
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.