Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Aves podem perder características devido às mudanças climáticas
Transformações podem ocorrer rapidamente
 

08/09/2022 – As mudanças climáticas estão afetando inúmeras espécies em todo o planeta, mas estão comprometendo particularmente algumas espécies de aves, alterando seu comportamento e até suas características morfológicas, colocando todas em risco iminente de extinção.

Segundo uma nova pesquisa publicada na revista Current Biology, as mudanças climáticas serão responsáveis pela homogeneidade de espécies de aves, conforme as características forem sendo extintas de forma mais acelerada. Outro estudo, divulgado no Proceedings of the Royal Society B, indica que conforme as aves se afastam de regiões mais quentes, a diversidade das espécies fica ainda mais reduzida.

Os cientistas explicam que a perda de diversidade ocorre em diversos grupos de animais, contudo, afirmam que as aves parecem ser bem mais sensíveis aos efeitos das mudanças climáticas. Sobretudo, porque algumas espécies são endêmicas e vivem em regiões ecologicamente vulneráveis, em vários aspectos.

Reprodução/Pixabay

 



Segundos os pesquisadores, espécies como tucanos, abutres, condores e flamingos podem ser muito afetados pelas mudanças climáticas, e para eles, esses animais tem função ecológica fundamental e única nos ecossistemas. Na pesquisa divulgada na Current Biology, os cientistas da Universidade de Sheffield, analisaram dimensões e coloração de 8.500 espécimes de aves e usaram a Lista Vermelha da IUCN, para determinar quais aves tem mais chance de serem extintas.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.