Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Aves nos deixam mais felizes, diz pesquisa
Ter aves por perto é sinal de bem-estar e felicidade para humanos
 

05/10/2022 – Tico-tico, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, João-de-barro, sanhaço-cinzento, corruíra, cambacica, beija-flor-tesoura, bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho são mais comuns e facilmente vistas, mas não importa, elas trarão bem-estar e felicidade. É o que diz um estudo do Centro Alemão de Pesquisa em Biodiversidade Integrativa, afirmando que uma maior diversidade de aves pode proporcionar mais alegria às pessoas, tanto quanto a segurança financeira.

A pesquisa, publicada na Ecological Economics, coletou dados na comunidade europeia e esses indicadores mostraram que a diversidade de espécies pode determinar a felicidade das pessoas e um número específico de espécies indica essa correlação. Os cientistas usaram informações da Pesquisa Europeia de Qualidade de Vida de 2012 para avaliar como essa diversidade de aves impactou 26.000 pessoas, em 26 países na Europa.

“De acordo com nossas descobertas, os europeus mais felizes são aqueles que podem experimentar inúmeras espécies de aves diferentes em sua vida diária, ou que vivem em ambientes quase naturais que abrigam muitas espécies”, explicou o principal autor do estudo, Joel Methorst, professor da Goethe University em Frankfurt, em um comunicado de imprensa.

Reprodução/Maxpixel

 



“Também examinamos os dados socioeconômicos das pessoas pesquisadas e, para nossa surpresa, descobrimos que a diversidade das aves é tão importante para a satisfação com a vida quanto a renda”, acrescentou a professora Katrin Böhning-Gaese, também da Universidade Goethe.

Segundo os pesquisadores, cerca de quatorze espécies de aves adicionais seria responsável pela satisfação equivalente a receber um adicional de $150 dólares por mês, aproximadamente R$ 777, no câmbio atual. Os cientistas também afirmam que durante os piores momentos da pandemia, a busca pó um pouco de felicidade era algo de extrema importância para a sobrevivência e a saúde mental.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Foto: Reprodução/Maxpixel

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato  
Doar    
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2022. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2022.