Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Esforços para conservar espécies ameaçadas
Estratégia multiagências para prevenir a extinção iminente de aves da floresta do Havaí
 

24/01/2023 – Departamento do Interior divulga estratégia multiagências para prevenir a extinção iminente de pássaros da floresta do Havaí. Esforços para conservar espécies ameaçadas são fortalecidos pela Lei Bipartidária de Infraestrutura do presidente Biden.

COMUNICADO DE IMPRENSA - HONOLULU — O Departamento do Interior anunciou uma estratégia multiagências que visa prevenir a extinção iminente das aves da floresta havaiana ameaçadas pela malária aviária transmitida por mosquitos. A estratégia inclui mais de US$ 14 milhões em financiamento da Lei de Infraestrutura Bipartidária do presidente Biden e outras dotações para combater a malária aviária, que causa mortalidade generalizada de honeycreepers endêmicos e outras aves florestais.

Os pássaros da floresta havaiana são um componente ecológico e cultural integral das ilhas havaianas. Eles representam a saúde da floresta e continuam sendo uma conexão cultural entre a comunidade nativa havaiana e as ilhas havaianas. Muitas espécies nativas e endêmicas evoluíram durante séculos em isolamento, livres de ameaças como a malária aviária transmitida por mosquitos invasores.

“Os pássaros da floresta do Havaí estão enfrentando uma crise de extinção, em parte porque o aumento das temperaturas causado pela mudança climática permitiu que os mosquitos alcançassem áreas de altitude elevada que antes eram santuários para esses pássaros”, disse o secretário adjunto para peixes, vida selvagem e parques, Shannon Estenoz. “Por meio da Lei de Infraestrutura Bipartidária e outros investimentos, podemos ajudar a proteger e conservar essas espécies por meio de uma estratégia coordenada que considera os ecossistemas únicos do Havaí e o patrimônio natural e cultural das ilhas.” 

Reprodução/Pixabay

 



O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA (USFWS) do Departamento do Interior, o Serviço Geológico dos EUA (USGS), o Escritório de Relações com os Nativos Havaianos (ONHR) , o Serviço de Parques Nacionais (NPS) e o Escritório de Análise de Políticas (PPA) estão coordenando o desenvolvimento e a implementação da estratégia.

“Os pássaros da floresta do Havaí são únicos, não apenas por causa de sua história evolutiva, mas também por seu significado cultural para o povo nativo havaiano”, disse Earl Campbell, supervisor de campo do USFWS' Pacific Islands Fish and Wildlife Office. “Devemos continuar trabalhando com nossos parceiros de conservação enquanto nos esforçamos para preservar nossas aves florestais para as gerações futuras.”

“A melhor ciência disponível demonstra que várias espécies de pássaros da floresta havaiana estão sofrendo declínios populacionais vertiginosos. Se os gestores de recursos não receberem ferramentas eficazes para controle de mosquitos e conservação de pássaros, é provável que várias espécies sejam perdidas em um futuro próximo”, disse Bob Reed, vice-diretor do Centro de Pesquisa de Ecossistemas de Ilhas do Pacífico do USGS.

“Agora, mais do que nunca, é importante trabalhar com a comunidade nativa havaiana e nossos parceiros para evitar que mais pássaros da floresta do Havaí desapareçam”, disse Stanton Enomoto, diretor sênior do programa, Office of Native Hawaiian Relations. “A natureza sagrada de nossos pássaros da floresta como expressões da evolução da ilha e personificações dos deuses do wao akua depende dessa iniciativa oportuna.”

“O National Park Service, juntamente com nossos parceiros, está se empenhando para resolver esse problema urgente com uma solução criativa em escala de paisagem para salvar as aves da floresta havaiana. A hora de agir e controlar os mosquitos não nativos é agora. O apoio de parceiros e da comunidade será fundamental para salvar essas aves”, disse Natalie Gates, superintendente do Parque Nacional Haleakala, que está posicionado para ser o primeiro local onde novas tecnologias de controle de mosquitos serão implementadas. O Parque Nacional dos Vulcões do Havaí seguirá nos anos subsequentes.

A malária aviária causa mortalidade generalizada de honeycreepers endêmicos e outras aves florestais, e uma única picada de um mosquito infectado é fatal para algumas espécies. Quatro honeycreepers havaianos – 'akikiki (Kauai honeycreeper), 'akeke'e (Havaiano honeycreeper) , 'akohekohe (crested honeycreeper) e kiwikiu (Maui parrotbill) – podem ser extintos nos próximos 10 anos devido a esses impactos combinados. Nove espécies adicionais de aves estão em risco de extinção em um futuro previsível se as soluções de gerenciamento em nível de paisagem não puderem ser implementadas.

Agências do Departamento e do estado do Havaí trabalharam juntas por muitos anos com parceiros do grupo de trabalho Aves, Não Mosquitos em uma iniciativa abrangente para prevenir a extinção das aves da floresta havaiana. Essa estratégia apresenta uma visão e abordagem unificadas pelos departamentos e escritórios do Departamento do Interior para fortalecer a coordenação interna e a eficácia na colaboração com o estado, a comunidade nativa havaiana e outros parceiros.

Os investimentos da Lei de Infraestrutura Bipartidária apoiam a capacidade dos parceiros federais de fazer investimentos estratégicos e significativos na restauração de ecossistemas na conservação de aves florestais do Havaí, incluindo:

• Realização de uma avaliação ambiental liderada pelo NPS e em cooperação com o Departamento de Terras e Recursos Naturais do Havaí para avaliar os impactos da implantação de uma nova técnica de manejo de mosquitos, usando uma bactéria natural conhecida como Wobachia, para reduzir o mosquito vetor da malária aviária. A área do projeto proposto inclui terras em Maui dentro do Parque Nacional Haleakala, terras estatais adjacentes e terras de conservação privadas que são administradas independentemente pela The Nature Conservancy.
• Contratação e implantação de equipe de campo para expandir o esforço da Técnica de Incompatibilidade de Insetos (IIT) para áreas de alta altitude em Kauai.
• Aumentar os esforços do Departamento e do estado do Havaí no desenvolvimento, empacotamento, registro, teste e implantação de produtos IIT.
• Contratação e planejamento para a construção de instalações adicionais de cuidados em cativeiro no Havaí para a conservação de aves florestais.
• Planejamento para a translocação de algumas aves florestais para habitats livres de mosquitos na Ilha do Havaí.
• Financiar a pesquisa do USGS para confirmar a eficácia da implantação do IIT e a identificação e desenvolvimento de ferramentas de próxima geração que podem incluir biotecnologia para direcionar mosquitos ou aumentar a resistência à malária em pássaros.
• Incorporar o conhecimento biocultural nativo havaiano em todas as ações de conservação planejadas, incluindo o uso de práticas e protocolos culturais tradicionais apropriados.

A implementação bem-sucedida deste plano pode servir como uma abordagem modelo com aplicações científicas transferíveis de como mitigar e reverter os impactos combinados de espécies invasoras e mudanças climáticas em escalas de paisagem para preservar a biodiversidade e as conexões bioculturais.

A Lei de Infraestrutura Bipartidária investe US$ 1,4 bilhão em esforços de restauração de ecossistemas nos próximos cinco anos, com base em projetos, programas e parcerias comprovados que conservam nossa estimada vida selvagem e recursos naturais essenciais para apoiar as economias locais, criar empregos e fortalecer as comunidades. Esses investimentos se baseiam no trabalho do Departamento na recuperação e conservação das espécies animais e vegetais ameaçadas de nossa nação, trabalhando com especialistas da comunidade científica para identificar espécies à beira da extinção e construir o caminho para a recuperação para trazê-las de volta.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Fonte: FWS

Da Redação, com informações do U.S. Fish and Wildlife Service
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.