Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Como as aves sobreviveram e os dinossauros foram extintos
Cientistas querem entender os motivos
 

03/02/2023 – Já sabemos que as aves evoluíram dos dinossauros há cerca de 160 milhões de anos e que eles viveram juntos por aproximadamente 100 milhões de anos. Segundo a ciência, as aves descendem do grupo de dinossauros conhecido como dromeossauros, algo como ‘lagartos que correm’, da família dos terópodes, que incluem o famoso velociraptor, figura fácil na franquia de filmes Parque dos Dinossauros e Mundo dos Dinossauros.

Contudo, há 66 milhões de anos a Terra foi atingida por um asteróide na região da costa do que conhecemos hoje como México. O impacto foi catastrófico e os dinossauros foram extintos. Mas como sabemos algumas aves sobreviveram e a dúvida é como isso foi possível. Pesquisadores evolucionistas tentam desvendar essa lacuna na história da Terra. Fósseis e outras evidências geológicas são analisadas há anos e já formularam algumas hipóteses, mas nada de respostas definitivas.

Hoje as aves não têm dentes e sim bicos, mas segundo os cientistas na época dos dinossauros algumas espécies possuíam dentes. Ocorre que após a colisão do asteróide todas as espécies de aves dentadas desapareceram e os pesquisadores acreditam que aquelas aves que não tinham dentes foram favorecidas neste processo de sobrevivência.

Reprodução/Pixabay

 



Analisando fósseis de aves desdentadas é possível deduzir que estas espécies eram capazes de se alimentar com uma dieta à base de vegetais, consumindo frutas, sementes e nozes. Isso reduziu a necessidade de se alimentarem de outros animais e isso pode ter sido uma vantagem muito significativa. Como se sabe, o impacto do asteróide causou muito calor, incêndios florestais e uma densa camada de poeira, bloqueando os raios de sol, reduzindo a luz necessária para que plantas pudessem se desenvolver.

Havia pouca oferta de alimento para os animais que consumiam plantas e muitos foram extintos. Consequentemente, aqueles com dieta carnívora tiveram menos alimento. Com plantas e animais ‘lutando’ para sobreviver em meio à destruição, espécies que pudessem forragear pelo chão em busca de sementes ou frutos poderiam ter alguma vantagem.

Mas outras hipóteses ainda são consideradas pelos cientistas. Estudar a evolução das aves deve mostrar evidências de como as espécies surgiram e como os dinossauros ficaram pelo caminho. Rochas, fósseis e DNA podem ajudar neste mistério.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.