Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Projeto de pesquisa revela como aves marinhas evitam parques eólicos
Desenvolvimento sustentável no mar
 

10/03/2023 – Comunicado de imprensa. Pesquisas usando tecnologias pioneiras de radar e inteligência artificial para rastrear o voo de pássaros no European Offshore Wind Deployment Centre (EOWDC) em Aberdeen revelaram insights notáveis sobre o comportamento de voo de espécies de aves marinhas.

As descobertas fazem parte de um investimento de pesquisa de € 3 milhões da Vattenfall para aprender mais sobre a energia eólica offshore e o meio ambiente em torno do EOWDC, um dos maiores programas desse tipo no mundo.

O radar rastreou pássaros voando em direção ao parque eólico offshore de Vattenfall em Aberdeen, que então ativou câmeras e gerou trilhas de voo tridimensionais e filmagens de vídeo. Isso foi usado para identificar as espécies de pássaros enquanto se moviam pelo parque eólico, bem como monitorar se alteravam sua trajetória de voo ao redor das turbinas.

Reprodução/Pixabay

 



O estudo produziu dados valiosos sobre os padrões de voo de kittiwakes, gaivotas-prateadas, gaivotas-de-dorso-preto e gansos-patola ao redor do parque eólico:

• Nenhuma colisão ou fuga por pouco foi registrada em mais de 10.000 vídeos de pássaros.
• Quase todas as espécies de aves marinhas rastreadas evitaram a zona das pás das turbinas ajustando suas trajetórias de voo para voar entre as turbinas. Este padrão foi semelhante para todas as três espécies de grandes gaivotas.
• Das aves que chegaram a 10 m da zona varrida pelas pás, mais de 96% ajustaram suas trajetórias de vôo para evitar colisões, muitas vezes voando paralelamente ao plano do rotor.
A pesquisa também revelou diferentes padrões de comportamento para diferentes espécies de aves. Kittiwakes exibiu comportamento de evitação de cerca de 150m dos rotores, comutando gaivotas de cerca de 100m e alimentando gaivotas de 70m. Em geral, os gansos-patola e as pequenas e grandes gaivotas mostraram uma forte tendência para evitar voar para a área varrida pelas pás da turbina.
As descobertas podem ajudar a acelerar o processo de consentimento para parques eólicos, fornecendo informações mais precisas sobre o risco de colisões de pássaros usando valores realistas para velocidade de voo, orientação e altitude.

A RSPB forneceu conselhos valiosos durante o projeto, juntamente com um painel de especialistas da NatureScot, Joint Nature Conservation Committee e Marine Scotland Science.
Robin Cox, especialista ambiental da Vattenfall, disse:

“Precisamos reduzir as emissões e construir infraestrutura de energia limpa de forma a proteger e conservar a vida selvagem. Esta é uma pesquisa inovadora que mudará significativamente nossa compreensão de como as aves marinhas se comportam em torno de parques eólicos offshore.

“O fato de nenhuma colisão ou mesmo quase acidente ter sido registrado em dois anos de gravação, juntamente com tantas informações sobre a reação de espécies individuais, significa que devemos ser capazes de consentir com mais confiança projetos eólicos, protegendo as populações de aves marinhas internacionalmente importantes do Reino Unido”.

Notas aos editores :
• A pesquisa concentrou-se no comportamento de voo das aves marinhas durante o período de reprodução e o período pós-reprodutivo (abril a outubro), quando as densidades de aves eram mais altas na área de Aberdeen
• Nenhuma colisão ou fuga por pouco foi registrada em mais de 10.000 vídeos de aves durante os dois anos de monitoramento, abrangendo os períodos de abril a outubro.
• Uma unidade de monitoramento de câmera de radar foi implantada no parque eólico que permitiu que as aves descobertas pelo radar fossem automaticamente direcionadas e seguidas pelas câmeras usando detecção de movimento e algoritmo de rastreamento baseado em IA
• A unidade de monitoramento também coletou rastros de radar e imagens de vídeo que permitiram a identificação de espécies de aves juntamente com a análise de seu comportamento de evitação em um parque eólico offshore operacional
• As gravações das câmeras de vídeo dos movimentos das aves marinhas foram combinadas com uma amostra de suas trilhas de radar. Um total de 1.753 trilhas acopladas foram registradas durante 2020 e 1.370 trilhas durante 2021, o que superou as expectativas e serviu de base para avaliações robustas de comportamentos de voo de espécies-alvo em diferentes partes do parque eólico
• O Parque Eólico Offshore Aberdeen de Vattenfall, também conhecido como European Offshore Wind Deployment Centre, é composto por 11 turbinas eólicas e está localizado próximo à costa de Aberdeen. Fonte: Vattenfall.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações da Vattenfall
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.