Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Aves migratórias da América do Norte estão reduzindo tamanho
Mudança climática é a principal responsável
 

18/02/2023 – Estudo indica que as mudanças climáticas estão afetando as aves migratórias da América do Norte e tornando os animais menores. A pesquisa realizada na UCLA, Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos EUA, analisou 30 anos de dados de indivíduos machos de 105 espécies migratórias. Os cientistas descobriram que entre 1989 e 2018 a massa corporal dos animais reduziu 0,6% em média.

A pesquisa publicada na revista científica Nature Ecology and Evolution indicou que a espécie que apresentou a maior mudança no período foi a andorinha (Tachycineta bicolor) que registrou perda de quase 3%. Os dados usados na pesquisa foram fornecidos programa de Monitoramento de Produtividade e Sobrevivência Aviária (MAPS), do The Institute for Bird Populations, uma organização não governamental com sede na Califórnia, que pesquisa o declínio de aves, com auxilio de 1.200 estações de anilhamento em toda a América do Norte.

Reprodução/Pixabay

 



Segundos os cientistas, a mudança climática é a responsável por essa transformação significativa em tão pouco tempo, sobretudo considerando os períodos evolutivos das espécies. É provável que essas espécies estejam se adaptando para a sobrevivência com a mudança do clima. Nessa condição climática ser menor pode trazer algumas vantagens.

Os pesquisadores também descobriram que o tamanho das aves varia de acordo com a localização onde a espécie mora, isso foi verificado inclusive para aves da mesma espécie. Contudo, a mudança não está ocorrendo com todas as espécies migratórias da América do Norte. Conforme as altitudes aumentam as aves parecem estar menores, relatam os pesquisadores. As mudanças climáticas ainda farão muitas vítimas até que se possa fazer algo real para interromper esse fenômeno causado pelo homem.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.