Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Em busca do pica-pau-bico-de-marfim
Cientistas procuram ave que o governo dos EUA diz estar extinta na natureza
 

20/03/2023 – Pesquisadores buscam evidências para declarar ou não a extinção do pica-pau-bico-de-marfim. O governo dos Estados Unidos declarou essa e outras 22 espécies como extintas. Foram retirados da lista de espécies ameaçadas por não serem avistadas por muitos anos. A perda de habitat, poluição e aquecimento global estão entre as razões destas extinções.

Por outro lado, especialistas divergem da decisão do governo e informam que ainda é cedo para determinar a remoção das espécies das listas e consequentemente a proteção destes animais. Eles acreditam que muitas espécies podem ressurgir e por isso pesquisadores estão em busca do pica-pau-bico-de-marfim, desde que ele foi supostamente visto por um canoísta no pântano do sul em 2004.

Segundos especialista, quando mantemos uma espécie da lista de ameaçados estamos pensando sobre o manejo de seus habitats, mas segundo o departamento US Fish and Wildlife, desde 1944 o pica-pau-bico-de-marfim não é avistado na natureza. O departamento de vida selvagem dos EUA diz ainda que outras 22 espécies estão nesta lista que inclui, além de aves, morcegos e mexilhões de água doce.

Um estudo publicado em 2006, pelo Center for Biological Diversity, diz que o Congresso americano disponibiliza apenas 3,5% do financiamento necessário para recuperar as espécies, indicam os próprios cientistas do Serviço de Pesca e Vida Selvagem. Uma em cada quatro espécies, aproximadamente, recebe menos de US$ 10 mil por ano para sua recuperação ou manutenção. Agora o presidente Joe Biden ampliou os recursos do US Fish and Wildlife em cerca de US$ 60 milhões para espécies ameaçadas, o maior aumento da história do departamento.


Reprodução/Pixabay

 



Segundo informações do próprio governo, a maioria das espécies sob a proteção federal, 99%, não foi extinta. Desde 1975, 54 espécies deixaram a lista de ameaçadas, depois de projetos de conservação e recuperação, como a águia-careca, o pelicano-marrom e as baleias-jubarte. Contudo esses casos representam apenas 3% das espécies da lista.

É importante salientar também que a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), organização não governamental referência mundial no assunto, não colocou o pica-pau-bico-de-marfim em sua lista de extinção, pois acredita que seja possível que as aves existam ainda em Cuba, mas a espécie consta como “criticamente ameaçadas de extinção”.

Segundo a IUCN, apesar do declínio das espécies, os habitats em todo sudeste dos Estados Unidos vêm se recuperando. Por outro lado, a perda de habitat e a caça em Cuba representam uma grande ameaça. Vários observadores de pássaros acreditam que as buscas não acabaram e o pica-pau-bico-de-marfim ainda pode estar voando pelas regiões.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.