Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Plantações de café prejudicam a nutrição de aves
Estudo indica perda de nutrientes para espécies generalistas
 

11/05/2023 – Uma pesquisa realizada na Costa Rica pela Universidade de Utah indica que plantações de café estão alterando a dieta de aves generalista que vivem em florestas. O estudo feito a partir da análise isotópica de 170 penas de quatro espécies de aves mostra como os isótopos, variações do mesmo elemento que difere no número de nêutrons no átomo são apresentadas.

Segundos os pesquisadores, quando um alimento é consumido por um animal ele deixa uma espécie de assinatura em seu tecido. Quando realizam a análise de isótopos, os cientistas conseguem verificar a dieta dos animais, no caso das aves, por meio das penas. Antes coberta por florestas, áreas ao redor da Estação Ecológica de Las Cruces, entre as divisas da Costa Rica e Panamá, hoje cerca da metade estão cobertas por plantações de café. Com outros usos do solo, sobraram apenas 10% de floresta.

Focando o estudo em quatro espécies generalistas que habitam florestas e paisagens de campo, que têm na dieta frutas e invertebrados, uma importante fonte de proteína e nitrogênio, os pesquisadores investigaram para saber como Sabiá-de-bico-laranja , Saíra-de-garganta-prateada , Sabiá-de-garganta-branca e Papa-moscas-de-barriga-ocre conseguem os nutrientes necessários em áreas de floresta e agricultura.

Os pesquisadores também monitoraram a movimentação de 49 aves usando um equipamento de rastreamento por rádio para saber onde as aves buscam alimentos. Segundo o estudo, três das quatro espécies se alimentavam em áreas de cafezais e consumiam menos insetos, em comparação àquelas que forrageavam na floresta. Saíra-de-garganta-prateada e Sabiá-de-garganta-branca consumiram metade dos invertebrados na área de café, em relação à floresta.

Reprodução/Pixabay

 



Devido à data da plantação dos cafezais e como não houve coleta de dados antes, não foi possível comparar o comportamento alimentar das aves, quando a região tinha mais florestas do que a atual configuração do solo, com vários usos, além da plantação de café. Segundo os pesquisadores, as aves precisam forragear pelo menos três hectares de florestas para encontrar invertebrados necessários na época de reprodução.

Manter áreas remanescentes de florestas, recuperar áreas degradadas é um desafio em todos os países para se manter a biodiversidade, que é fundamental, inclusive, na produção de alimentos, nos recursos hídricos e na qualidade do solo.

Saiba mais sobre o estudo: Sekercioglu, Ç H, Fullwood, MJ, Cerling, T, Oviedo Brenes, F, Daily, GC, Ehrlich, PR, Chamberlain, P, & Newsome, S D. 2023. Usando isótopos estáveis para medir as respostas dietéticas da floresta da Costa Rica aves para o campo agrícola. Fronteiras em Ecologia e Evolução , 2023; 11 DOI: 10.3389/fevo.2023.1086616
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fevo.2023.1086616/full

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.