Talha-mar (Rynchops niger)
 
 
Notícia
Aves estão diminuindo conforme o clima esquenta
As pequenas espécies estão ficando menores mais rapidamente
 

23/05/2023 – Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, em Connecticut, nos Estados Unidos, indica que aves estão ficando menores, conforme as temperaturas aumentam e essa mudança é mais amplificada em espécies menores.

Os pesquisadores analisaram quarenta anos de dados coletados de aves migratórias em Chicago, nos Estados Unidos e espécies locais na Floresta Amazônica. O resultado mostra que, em ambas as regiões as aves ficaram menores e com asas mais longas. Essa última mudança pode significar um mecanismo de adaptação para refrescar em temperaturas mais quentes.

“Em todo o mundo, a morfologia das aves está mudando rapidamente. Embora as trajetórias de mudança sejam frequentemente consistentes entre os estudos, as taxas de mudança entre as espécies variam em magnitude – um fenômeno que permanece inexplicado. Ao analisar dois conjuntos de dados coletados independentemente, demonstrando mudanças consistentes na morfologia em 129 espécies, mostramos que as taxas de mudança fenotípica estão negativamente correlacionadas com o tamanho do corpo – isto é, aves menores estão mudando mais rapidamente”, descreve o estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.


Reprodução/Pixabay

 



Segundos os pesquisadores, uma das explicações pode estar no fato de espécies menores terem característica de reprodução em períodos mais curtos e exemplificam “o período de uma geração é menor para um camundongo, digamos, do que para um elefante”, portanto são capazes de se adaptar mais rapidamente. Contudo, a nova pesquisa não conseguiu encontrar ligação entre o comprimento da geração e as alterações no tamanho dos corpos.

Outra explicação é o potencial das espécies menores têm em construir populações maiores, aumentando a probabilidade de um individuo aleatório desenvolver uma característica favorável que possa ser compartilhada entre os espécimes. Mas as hipóteses ainda se acumulam. “Por que as espécies de corpo menor estão mudando mais rapidamente é desconhecido. Espécies maiores têm um risco maior de extinção. Nossos resultados sugerem que o tamanho grande do corpo pode exacerbar ainda mais o risco de extinção, limitando o potencial de adaptação a mudanças antropogênicas rápidas e contínuas.”, explicam os pesquisadores.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves.

Da Redação, com informações de agências internacionais.
Fotos: Reprodução/Pixabay

 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.