Talha-mar (Rynchops niger)
 
 

 

Acompanhe as notícias, matérias, eventos e ações do Projeto Aves.
Veja nossas experiências com as comunidades de avifauna e fique por dentro das atividades sobre aves no Brasil e no mundo.
 
 
 
 
Notícias
Estudo diz que aves preferem madeiras nativas a exóticas
Conforme plantas exóticas aumentam, diversidade de aves diminui    
     
Um novo estudo publicado no 'Tropical Ecology' indica que à medida que plantas exóticas se espalham, a diversidade de aves fica cada vez mais reduzida.
 
             
  Leia mais          
 
 
 
 
Aves podem perder características devido às mudanças climáticas
Mudança climática pode estar causando separação de aves Aves nos deixam mais felizes, diz pesquisa
Transformações podem ocorrer rapidamente Albatrozes podem estar se separando, isso é um problema Ter aves por perto é sinal de bem-estar e felicidade para humanos
     
As mudanças climáticas estão afetando inúmeras espécies em todo o planeta, mas estão comprometendo particularmente algumas espécies de aves, alterando seu comportamento e até suas características morfológicas
A reprodução de albatrozes é um tema de grande interesse científico, essas espécies de aves são conhecidas pelo ‘romantismo’ em suas relações. Mas as mudanças climáticas podem estar tendo um efeito nesse processo de acasalamento.
Tico-tico, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, João-de-barro, sanhaço-cinzento, corruíra, cambacica, beija-flor-tesoura, são mais comuns e facilmente vistas, mas não importa, elas trarão bem-estar e felicidade.
             
  Leia mais   Leia mais   Leia mais  
 
 
 
 
Estudo indica os motivos pelos quais aves deixam excrementos em carros
Declínio de néctar ameaça populações de aves Estudo revela que aves azuis podem sofrer com mudança do clima
Cor do veículo, espelhos e território são indicadores para os ‘ataques’ Populações inteiras correm risco. Mudança climática está entre as causas Pesquisa indica que aves estão perdendo a coloração de penas azuis
     
Acabamos de lavar o carro e surge ali o excremento de uma ave, quem já passou por isso sabe bem os sentimentos que surgem. Mas por quais motivos será que nossos amigos penosos fazem isso?
Pesquisadores acreditam que a perda de néctar colocará muitas espécies de aves em risco e deixando populações inteiras vulneráveis.
Pesquisadores franceses e espanhóis acreditam que as mudanças climáticas estão alterando a aparência de aves no sul da França.
             
  Leia mais   Leia mais   Leia mais  
 
 
 
 
Populações de aves em florestas tropicais estão em declínio
Lei na Inglaterra permite morte de aves silvestres Aves enganam cientistas ajudando outras a remover ‘gps’
Pesquisa indica que no Panamá 35 espécies tiveram queda de 50% Para ‘proteger’ aves de caça, governo atira para todos os lados Comportamento pode indicar que aves são altruístas
     
Estudo indica que comunidades de avifauna estão sofrendo um declínio severo nas últimas quatro décadas. O levantamento realizado no Panamá mostra que entre 57 espécies estudadas, 35 tiveram uma redução de 50%.
Uma mudança na legislação na Inglaterra permite que aves silvestres possam ser mortas, com pretexto de proteger aves de caça. Espécies como corvos e gralhas podem ser abatidas se governo mudar as regras.
Pesquisadores observaram um comportamento inusitado em pegas australianas. Elas removeram dispositivos de rastreamento, uma característica difícil de ver entre aves.
             
  Leia mais   Leia mais   Leia mais  
 
 
 
 
Descoberta de DNA pode trazer ao mundo ave extinta
Aves são mais coloridas perto do equador Aves da Patagônia adoram trufas
Será que a icônica ave dodô pode ressurgir pelas mãos da ciência? Estudo comprova essa diversidade de cores na região tropical do planeta Pesquisadores ficaram surpresos com o gosto de aves pelo fungo
     
Segundo os pesquisadores, agora estamos mais próximos de dar um incrível passo, no que seria trazer a espécie de volta ao planeta, que foi declarada extinta há mais de 300 anos.
Em 1800 quando pesquisadores navegavam pelos trópicos já haviam descrito que as aves daquela região são mais coloridas, uma teoria confirmada agora, por meio da inteligência artificial.
Alguns fungos têm corpos frutíferos que nós conhecemos como trufas. Geralmente os mamíferos são responsáveis pela dispersão de seus esporos, mas na Patagônia, as aves também ajudam nessa dispersão.
             
  Leia mais   Leia mais   Leia mais  
 
 
 
 
Morte de aves já é sinal de mudança no planeta
Aves vegetarianas são mais sociais que as carnívoras Mudanças climáticas já afetam os corpos das aves
Revisão global indica que bilhões de aves estão desaparecendo E também podem ser mais promiscuas, diz pesquisa Espécies estão ‘evoluindo’ para sobreviver às alterações do clima
     
Aquecimento global, desmatamento, caça ilegal, destruição de habitats por mineração, pesticidas, poluição, grilagem são alguns dos impactos causados pelo homem a biodiversidade.
Conhecidos pelos curiosos ninhos em formato de bolsa, os tecelões fazem parte de uma família com 118 espécies a agora pesquisadores dizem ter descoberto algo ainda mais curioso, sua dieta.
As mudanças climáticas já estão presentes e afetam praticamente todas as partes do planeta e na Amazônia não seria diferente.
             
  Leia mais   Leia mais   Leia mais  
 
 
 
 
Beija-flores enfrentam problemas ao subir colinas
A evolução de aves como excelentes nadadoras Estado de conservação das aves é desconhecido pela sociedade
Altitudes prejudicam o voo de beija-flores Estudo usa matemática para explicar essa capacidade de algumas aves Pesquisa traz um cenário com bons e maus resultados
     
Adaptação é uma regra na natureza e nesse momento de aquecimento do planeta, muitas espécies já se movimentam para buscar locais e ambientes mais amenos para nidificação
Pesquisadores dizem que os ancestrais dos pinguins desenvolveram a capacidade de nadar por causa do voo.
Resultados publicados na revista Forests apontam que entrevistados com opiniões mais positivas costumam ter atitudes e costumes mais alinhadas às aves
             
  Leia mais   Leia mais   Leia mais  
 
 
 
 
Aves traem seus parceiros para evitar predadores
Espécies de aves cantam a mesma melodia há um milhão de anos Aves do deserto protegem seus filhotes das variáveis climáticas
Comportamento das fêmeas incentiva cooperação contra ameaças Pesquisa indica que espécie da África Ocidental não mudou o repertório Uma ajuda improvável pode ser um indicativo de evolução
     
Um novo estudo realizado com o papa-moscas revela que o rompimento da monogamia pode ser reconhecido como uma estratégia usada por fêmeas para combater predadores.
Da mesma forma que humanos, as aves têm um processo de aprendizagem da vocalização similar.
A evolução do comportamento cooperativo pode ser instigada por diversos fatores, incluindo a imprevisibilidade de ambientes que se tornam mais hostis.
             
  Leia mais   Leia mais   Leia mais  
 
 
 
 
As vantagens da polinização por aves
As aves estão se adaptando às mudanças climáticas Formato da asa de coruja reduz ruídos, diz estudo
Beija-flores ou abelhas, quem poliniza mais e melhor? Pesquisas iniciadas em 1970 indicam como as aves migratórias estão se comportando O desenho da borda serrilhada das asas as torna mais silenciosas e isso pode ajudar em projetos
     
O resultado do estudo foi publicado na revista científica Ecology and Evolution.
As respostas fenotípicas às mudanças climáticas são significativamente atenuadas em aves de cérebro grande
Barulho, ruído, poluição sonora. Todos sabem o que é, e como isso afeta nossas vidas, mas nem todos sabem como isso ocorre.
             
  Leia mais   Leia mais   Leia mais  
 
 
 
 
 
Periquito-rico (Brotogeris tirica)
 
 
 

   
 
_Acompanhe as ações e atividades do Projeto Aves
     

 

     
             
             
  Patrocínio          
   
             
             
     
PROJETO AVES CONHEÇA + PROJETOS
SIGA-NOS
 

 

 
Quem Somos
Projeto Programa de Compliance
Notícias Negócios Sustentáveis
Espécies Plastic no Thanks
Ameaças Rede de Sementes e Mudas
Migração Pesquisa Científica
Nidificação e Reprodução Reflorestamento e Produção Florestal
Importância Mitigação de Mudanças Climáticas
Anatomia e Morfologia Publicações
You birds Acervo Técnico
Birds, Birds, Birds Central de Educação e Jornalismo Ambiental
Publicações Centro de Estudos e Conservação da Flora
Contato Muda no Mundo
Doar Eu Oceano  
 
Todos os direitos reservados. Projeto Aves 2015 - 2024. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.